Fortes evidências de plágio em Carta de Missão do Diretor do Agrupamento de Escolas da Abelheira

Comunicado dos Órgãos Sociais da APEEAEA

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Abelheira aprovou recentemente a “Carta de Missão” do Diretor. Este documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra. No entanto, o documento foi aceite pela maioria do Conselho Geral.
Posteriormente a estes factos, chegou ao conhecimento do Conselho Geral e dos órgãos sociais desta associação informação relevante que demonstra que o documento assinado e entregue em 26/06/2023 pelo diretor do Agrupamento de Escolas da Abelheira (que alberga alunos até ao terceiro ciclo) é, basicamente, uma cópia de documento análogo entregue em 23/09/2022 pelo diretor da escola secundária José Afonso, do Seixal (sublinhe-se secundária). O grau de similitude textual entre os documentos é de cerca de 94% (depois de substituído o nome da escola e pequenos ajustes de pormenor), conforme o teste comparativo que nos chegou. As cartas de missão dos dois diretores podem ser comparadas em anexo.
Os órgãos sociais da APEEAEA, após analisarem conjuntamente estes factos, deliberaram o seguinte:

  1. Manifestar estranheza pela aceitação de um documento que, na forma e no tempo, não cumpre os requisitos legalmente consagrados. Abstemo-nos de tecer mais comentários deixando para os órgãos competentes avaliar a licitude dos factos.
  2. Sobre as fortes evidências de plágio documental, manifestar a nossa desilusão e repúdio. Não deixa de ser irónico tal acontecer com um documento que, no seu próprio texto, defende que este agrupamento se paute por valores como “rigor – como referencial de exigência e transparência”, “responsabilidade – como um valor essencial (…) [para] o exercício de uma cidadania responsável” e o “respeito – como um valor a desenvolver no indivíduo na sua interação com os outros (…) e consigo próprio”. Além disso, é difícil entender como as metas, estratégias e compromissos aplicáveis a uma escola secundária do Seixal são exatamente iguais a um agrupamento do ensino básico em Viana do Castelo.
  3. Entendemos que plagiar e entregar fora do prazo um documento, seja quem for o infrator, é um mau exemplo para os alunos, nossos filhos e educandos, uma conduta merecedora de censura e que entra em total desacordo com os princípios éticos e morais que, sabemos, são genericamente defendidos pela comunidade educativa do agrupamento. Quem não dá o exemplo perde a legitimidade moral para o exigir.
  4. Toda a comunidade educativa se esforça para que os nossos jovens vivam num ambiente onde a integridade, a honestidade e o respeito sejam cultivados diariamente, na escola e fora dela. Esses valores não apenas moldam a educação que queremos proporcionar aos nossos filhos, mas também devem servir de guia para todos os adultos que com eles lidam no processo educativo, sejam pais, docentes, auxiliares ou outros. Este incidente com certeza não alterará a diligência dos profissionais do agrupamento, mas não deixa de ser uma deceção, perfeitamente evitável, na relação de confiança depositada na liderança da escola.
  5. A APEEAEA reitera o seu compromisso inabalável com a qualidade da educação oferecida no agrupamento e com os princípios que defendemos. Isso exige que todos, nos seus respetivos órgãos e funções, atuem com sentido de responsabilidade, transparência e justiça e que, em cada momento, saibam tomar as medidas adequadas para garantir que o agrupamento permaneça como um local onde nossos filhos podem aprender e crescer num ambiente que promova a ética, a responsabilidade e a integridade. Pela nossa parte, continuamos disponíveis para colaborar com todos no sentido de garantir que estes valores fundamentais da nossa comunidade escolar não sejam comprometidos.
  6. Saudamos a postura diligente, rigorosa e exigente com que os representantes de pais e encarregados de educação têm exercido o seu mandato no Conselho Geral, contribuindo para a elevação da qualidade educativa do agrupamento.

Relatório do Software de Prevenção contra Plágio
Copyleaks Plagiarism Report and Results

Carta de Missão do Diretor da Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal, 23/09/2022

Carta de Missão do Diretor do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Viana do Castelo, 26/06/2023

Similar Posts

One Comment

Comments are closed.