Obras de requalificação da Escola Básica – APEEAEA em reunião de trabalho com Presidente de Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luis Nobre, acompanhado por
técnicos municipais, realizou na tarde do passado dia 23 uma visita de trabalho à escola sede do Agrupamento para se inteirar detalhadamente do estado do edifício, das necessidades de
requalificação e planear o processo de obras a efetuar.
Nesta visita, requerida pela direção da APEEAEA na sequência das iniciativas anteriores
tendo em vista a urgente realização dessas obras estruturais, esteve presente a direção
do agrupamento, que a guiou e explanou as dificuldades sentidas na gestão quotidiana
causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício. O Presidente da Câmara
teve assim a oportunidade de verificar “in loco” com a escola em pleno funcionamento
as questões que a APEEAEA reportou aos órgãos municipais e nas suas intervenções
públicas sobre o assunto.
O Presidente da Câmara reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando
empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da
empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu
financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do
seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de
desenvolvimento.
Nesta reunião foi analisada a interligação funcional entre a escola básica e o edifício
contíguo da EB1 numa visão integrada que permita a otimização de recursos. Saliente-se
que a escola básica da Abelheira, além de ter uma unidade de multideficiência, é também
escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da
região norte litoral, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência. As obras
estruturais a realizar agora, mais de três décadas depois da sua fundação, permitirão
também tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse
ensino especializado.
A reunião foi ainda aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os
serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar
que se têm verificado nos últimos anos com a chegada, cada vez mais numerosa, de
crianças de origem estrangeira ao território municipal.

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