A Caixa de Memórias já está “encapsulada” à espera de 2040

A Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento da Abelheira participou na cerimónia de “encapsulamento” da Caixa de Memórias que teve lugar no passado dia 31 de Maio.

O evento, que contou com a presença de representantes das autarquias, de diferentes instituições e de numerosos elementos da comunidade educativa, foi animado por momentos de música, dança e leitura de textos protagonizados por alunos do agrupamento como forma de homenagem aos profissionais de saúde, de socorro, polícia e outros trabalhadores essenciais que mantiveram a sua atividade durante a pandemia. Fez-se ainda um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de COVID 19.

O projeto, iniciado ainda no tempo de confinamento, consistiu na recolha de testemunhos escritos, vídeos e objetos que representam a memória do tempo vivido na escola pela geração do COVID. Os alunos (e os restantes membros da comunidade escolar) juntaram todos estes elementos que vão ser preservados fechados durante quase duas décadas, guardados numa “cápsula do tempo”, uma caixa de betão estanque designada Caixa de Memórias 2020/2040. Esta caixa, agora fechada, só será reaberta 18 anos depois, a 16 de março de 2040, data em que se comemoram 20 anos sobre o início do 1º confinamento escolar. Os alunos dessa altura, muitos deles provavelmente filhos dos atuais, verão as mensagens, testemunhos e objetos deixados pela geração que teve de lidar com uma pandemia e com sucessivos confinamentos, ganhando uma consciência histórica mais nítida do que foi esse período. Esta iniciativa visa reforçar a importância da memória na construção da personalidade e da sociedade.

Placa fixada na tampa da Caixa de Memórias

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *