Nova escola básica da Abelheira será uma realidade

As deliberações de hoje do executivo municipal (Município de Viana do Castelo (cm-viana-castelo.pt)) em que o projeto de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira foi aprovado com um valor de investimento de 12.338.974,12 euros, marcam uma nova era desta comunidade educativa, indissociável da própria génese da APEEAEA.

Para a história, ficarão as fotografias anexas, que testemunham uma decisiva reunião com o Senhor Presidente da Câmara, na escola, há precisamente um ano (Obras de requalificação da Escola Básica – APEEAEA em reunião de trabalho com Presidente de Câmara – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira (apabelheira.pt)).

As deliberações municipais de hoje são o corolário de um processo longo. Começou há décadas, com sucessivos alertas para o estado de degradação acelerada do edifício ainda no tempo da anterior associação de pais, fundada em 1990 praticamente com a inauguração do edifício, que ainda se chamava C+S. Os anos foram passando e a situação foi-se tornando insustentável.

Em fevereiro de 2022, quando esta equipa diretiva tomou posse, tinha o foco em dois objetivos estratégicos interligados entre si: refundar e adaptar a associação à nova orgânica da gestão escolar e, a partir daí, ganhar estatuto para sensibilizar o município para a premente necessidade de uma intervenção estrutural profunda na escola sede. Por uma questão de “justiça e dignidade de quem a frequenta e nela trabalha”, como defendemos na altura.

Em outubro desse ano de 2022, a questão era como nasceria a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira (APEEAEA): se da refundação da “velha associação” de 1990 ou de raiz. A assembleia geral decidiu pela primeira hipótese. Refizeram-se estatutos, criou-se o website com suporte para vários novos serviços, modernizaram-se procedimentos, mas, acima de tudo, implementou-se um novo paradigma no associativismo de pais, na sua relação com as demais instituições, no papel que podem e devem desempenhar no seio da comunidade educativa.

A questão da “nova escola”, eternamente adiada, foi o foco de uma boa parte da ação externa da nova direção. Fomos a reuniões públicas da Câmara expor a situação, reclamamos que a rubrica orçamental da intervenção fosse aberta já para o ano seguinte, entregamos dossiers, reunimos com o Senhor Presidente da Câmara, trouxemo-lo a ver in loco a situação, na certeza de que a sua sensibilidade não ficaria indiferente ao estado a que o edifício chegou e que a nossa causa passaria a ser também, de alguma forma, a sua causa, ainda por cima num município que aposta forte na área da educação. E assim aconteceu, cumprindo a sua palavra a cada passo, independentemente das dificuldades do caminho.

Sabemos que em todo este percurso houve que não nos compreendesse, quem estranhasse esta nova linha de associativismo de pais, até quem aventasse juízos de intenção. Indiferentes, mantivemos o rumo, certos da nobreza e justeza dos nossos propósitos e que é isto que se exige a uma associação de pais responsável, interventiva e com um sentido estratégico da comunidade educativa que serve que vai muito para além das questões do quotidiano. Talvez agora alguns comecem a vislumbrar.

Em breve, os nossos filhos e educandos, dos vários ciclos, terão uma escola sede com muito melhores condições para o seu percurso académico porque já lá estão ou porque quase todos, mais ano menos ano, lá irão parar. Uma boa parte dos filhos de tantos que se empenharam nesta luta já não irão usufruir da nova escola porque, entretanto, concluíram o terceiro ciclo ou estão perto disso. A esses pais e encarregados de educação, a APEEAEA manifesta um especial reconhecimento. Sempre souberam que aquilo porque tanto lutaram já não beneficiaria diretamente os seus. Mas nada os demoveu e mantiveram-se sempre solidários e empenhados no cumprimento do seu papel cívico em prol da comunidade educativa. O futuro também, e muito, a esses se deve.

Abelheira, 25 de março de 2024

Similar Posts